Dados Técnicos do Evento:
- Evento: Shiv Yantra PVT
- Data: 14 e 15 de Setembro
- Local: Estrada do Havaí, Nº 2140, Riacho Grande - São Bernardo do Campo
Ida:
Para chegar ao evento Shiv Yantra PVT, o trajeto de ida foi divido em duas partes. No primeiro momento, o grupo se reuniu na casa do Victor em Santo André, próximo ao campus da UFABC por volta das 23:00 para que fossem realizados os ajustes finais. Para chegar lá, os integrantes Fernanda e Fernando foram de trólebus partindo de São Matheus/SP, David foi andando de sua casa e Paulo veio de carro partindo da cidade de Diadema.
Estando lá, separamos itens que seriam levados para o evento. Em nossa lista tinha algumas frutas, duas barracas e lanterna. Após tudo ser combinado, partimos por volta de 00:30 em destino ao Riacho Grande. Este trajeto foi percorrido de carro e durou algo em torno de 45 min.
Ao chegar no local indicado pela organização do evento, o grupo foi informado que deveria esperar pela kombi que estava disponibilizada para levar os participantes da festa até a pista de dança.
Esta segunda parte do trajeto foi bastante rápida, algo em torno de 05 min para ser concluído.
A Festa:



O segundo ponto marcante foi a natureza que pudemos ter contato. Fomos recepcionados por uma lua cheia de tonalidade laranja ou avermelhada, muito parecida com a Estrela D'alva Vênus que pode ser vista no amanhecer. Em sua companhia estava um céu estrelado que não se compara em nada com o da cidade de São Paulo, por exemplo. E como se isso já não fosse suficiente, tínhamos em terra a represa Billings que proporcionou bons momentos de relaxamento, imersão na natureza e diversão ao grupo.
Dada esta pequena descrição sobre o local do evento, podemos relatar o motivo de nossa ida, a música e o transe.
Assim como o dia tem várias etapas, a música que foi tocada lá também teve. Durante a madrugada o som era pesado, quer dizer, tinha batidas fortes, intensas e repetitivas. Para acompanhar o ritmo notava-se as pessoas realizando movimentos agitados e bruscos.
Conforme o tempo foi passando e o clima cada vez mais agradável, os dj's mostraram grande sensibilidade ao sentir o espírito dos participantes e colocarem músicas mais harmônicas e tranquilas. Com a música mais calma foi possível notar que estávamos nos movendo mais calmamente e sentindo uma paz interior quase inexplicável.
Volta:
As 17:00 o grupo se reuniu para arrumar a bagagem e retornar para casa. O trajeto de volta entre a pista de dança e a casa do Victor que se tornou o ponto de referência do grupo durou uma hora.
Sensações do Dia Seguinte:
As sensações do dia seguinte foram as mais variadas possíveis. Estávamos muito cansados, mas também felizes pela festa que presenciamos, as energias que sentimos, as amizades que criamos e a quebra da ideia estereotipada de que uma festa com música eletrônica não é nada mais do que garotas "patricinhas" e marmanjos "bombados" que aproveitam esses eventos para usar drogas. O que vimos lá foram pessoas que vêem no contato com a natureza uma oportunidade para recarregar suas energias, estabilizar suas emoções e se divertir com a liberdade que só um lugar assim pode proporcionar.
Relação com Identidade e Cultura:
Na matéria Identidade e Cultura os alunos puderam descobrir várias visões acerca desses temas, mas acreditamos que a mais se contextualiza com nosso evento é de Hall.
Hall afirma em seu texto que atualmente as identidades das pessoas não são mais algo físico, por exemplo, é muito complicado você afirmar que alguém possui raízes nipônicas, quando se observa o hábito das pessoas que frequentam a Liberdade, bairro da cidade de São Paulo.
Assim sendo, e adicionando o fator de globalização que o autor cita, entendemos que o evento Shiv Yantra PVT conseguiu reunir pessoas das mais variadas classes, etnias e "identidades particulares" para curtir um estilo musical advindo da região de Goa (Índia) e assumir momentaneamente a identidade de um apreciador do Trance.
Mais Fotos:




Nenhum comentário:
Postar um comentário