quinta-feira, 3 de outubro de 2013

As vertentes do PsyTrance e sua relação com a Festa-Ritual

O Trance buscam em sua essência a "Redefinição do Antigo Ritual Tribal" - GoaGil - deste modo procura incorporar em suas festas-celebrações uma certa ritualística, como é percebida na relação da mudança da musica ao passar do Dia e da Noite.

Os povos antigos davam significados subjetivos a esses períodos, e o Trance procurou tal sentido, sendo encontrado nessa estreita relação do passar do dia com a mudança das vertentes ao longo da festa.

É importante salientar que cada vertente musical, tem um determinado significado simbólico, assim como os períodos do dia o tinham para os povos antigos, há portanto, a tentativa de na festa convergir a subjetividade das fases do dia e da vertentes musicais.

Os povos antigos, davam grande importância para os períodos Solar e Lunar, pois deles dependiam para suas as plantações, produção de alimento, ou seja, para sobreviver. Não raro eram os casos em que o Sol era simbolizado como Deus (Pai, Masculino), e a Lua como Deusa (Feminino) - vide a estreita relação dos ciclos lunares e os períodos femininos.

Com o Sol vem a Vida, vem o dia, a felicidade, a tranquilidade, a Segurança(sentimento mais associado ao temperamento masculino) da boa colheita. Mas com a Lua chega a noite, a escuridão, o medo, a morte, e a duvida(sentimento mais associado ao temperamento feminino), se o Sol irá voltar para banhar e fertilizar a Mãe-Terra-Gaia.

Essa convergência é, de maneira generalista - para ilustrar - , feita na festa do seguinte modo:

Noite: - ProgDark, GoaTrance, Dark, principalmente Full On (Night, Groove)- Subjetividade: escurecer, duvida, angustia


Madrugada: - Prog Dark, Full On Night, GoaTrance, principalmente Dark (forest, twisted, weird) - Subjetividade: escuridão, medo, morte


Manhã: - GoaTrance, principalmente Full On (Morning, Hi-Tech, Groove) - Subjetividade: renascimento, vida, felicidade


Tarde: - GoaTrance, Full On, principalmente ProgTrance - Subjetividade: tranquilidade, contemplação



"Todas essas vertentes se completam, cada uma com seu momento dentro do ritual. A celebração psicodélica precisa tanto dos momentos de euforia e dança que o Full On proporciona no auge da festa, assim como do som barulhento e sinistro do Dark, além dos insights meditativos do Progressive após a energia ser trabalhada. Tudo no seu tempo e com harmonia." - wikipédia


Vale lembrar que não são todas as Festas e Dj's, que se propõe a fazer tal divisão e subjetividade, havendo muitas que se dedicam a uma vertente só tocada ao longo da festa. O próprio GoaGil tem uma pegada mais levada pro lado do Goa e do Dark, nem sempre passando pelas outras vertentes em seus sets, que muitas vezes duram mais de 24h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário