quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Psychedelic Trance / Transe Psicodélico

Afinal, o que é um estado de transe?

Transe é um estado alterado de consciênciaO termo transe (trance, em inglês) é da mesma família do verbo « transir » (em francês) que, na Idade Média, significava « partir », « passar », « desaparecer ». É derivado do latim transire.

Transe (também) é o objetivo a ser atingido pela hipnose. Estado de consciência onde podem ocorrer diversos eventos neuro-fisiológicos (anestesia,hiperamnésia, amnésia, alucinações perceptivas, hipersugestionabilidade etc). Em hipnose o transe pode ser classificado basicamente em leve, médio e profundo. Sendo que os dois primeiros são de principal interesse das psicoterapias e o último bastante utilizado por odontólogos (dentistas).
Ao contrário do que se pensa o transe tem um caráter prioritariamente voluntário, ou seja, na ampla maioria das vezes é necessário que a pessoa submetida ao transe tenha concordado com tal procedimento, sob risco dele não ser obtido ou não ter utilidade prática alguma. Existe uma parcela da população que é facilmente sugestionada e que pode entrar em transe independente de sua vontade, mas esta parcela é, ratifico, bastante reduzida e são as principais "vítimas" ou "cobaias" de apresentações circenses de Hipnose.
O transe é identificado pelo eletroencefalograma como um padrão de ondas característico e pode ser obtido quimicamente; fármacos como os barbitúricos e enteógenos induzem ao transe e podem vir a ser utilizados como "soro da verdade" (droga-se a pessoa para obter informações que ela conscientemente não revelaria), tal procedimento é ilegal mas ainda não totalmente eliminado. Pode ser visto no filme de ação "True Lies" na cena em que o personagem do ator Arnold Schwarzenneger é interrogado por terroristas.

psicodélico, o que é?

É uma manifestação da mente que produz efeitos profundos sobre a experiência consciente. O termo "psicodelia" origina-se da composição das palavras gregas psiké (ψυχή - alma) e delos (δήλος - manifestação). A experiência psicodélica é caracterizada pela percepção de aspectos da mente anteriormente desconhecidos, inusitados ou pela exuberância criativa livre de obstáculos.
Experiência psicodélica ou estado psicodélico é um conjunto de experiências estimuladas pela privação sensorial, bem como por efeito no sistema nervoso de substâncias psicodélicas. Essas experiências incluem uma produção visionária semelhante à alucinações, mudanças de percepção, sinestesia, estados alterados de consciência semelhantes ao sonho, psicose e êxtase religioso.
Consta que o psiquiatra britânico Humphry Osmond (1917 - 2004) introduziu o termo psicodélico em uma reunião da Academia de Ciências de Nova York em 1957, descrevendo, o já referido, significado da palavra psicodélico como "o que revela a mente" e o definiu como "claro, suave e não contaminado por outras associações". Huxley tinha enviado a Osmond um verso rimado que continha a sua própria sugestão terminológica ("To make this trivial world sublime, take half a gram panerothyme"), a que Osmond teria respondido: "Para sondar o inferno ou elevar-se angélico , tome uma pitada de psicodélico". ("To fathom Hell or soar angelic, just take a pinch of psychedelic.")
Nos anos 60, as pessoas começaram a usar algumas drogas com fortes efeitos no cérebro, como o LSD. Estas drogas proporcionavam uma visão diferente do mundo, como se fosse um esclarecimento repentino, uma epifania. Não demorou muito para alguém se lembrar do significado de "psicodelia" e atrelar a palavra ao uso destas drogas, como se fosse a única forma de atingir tal atividade mental elevada. Foi aí que a psicodelia teve seu primeiro contato com o mundo da música, quando qualquer produção intelectual elaborada sob o efeito de alucinógenos foi classificada como psicodélica - especialmente o rock psicodélico.
- A psicodelia não está obrigatoriamente ligada ao estilo musical psytrance - o próprio psy aderiu a um conceito criado décadas antes e usado por diversas vertentes musicais, do rock psicodélico ao acid techno;
- A psicodelia não está obrigatoriamente ligada às drogas - apesar deste ter sido o uso mais comum da palavra nos últimos 50 anos, sua origem etimológica remete a atividades mentais intensas, não necessariamente com uso de aditivos;
Experiência Psicodélica 

A experiência psicodélica é caracterizada pela percepção de aspectos mentais originalmente desconhecidos por parte do indivíduo em questão. Os estados psicodélicos fazem parte do espectro de experiências induzidas por substâncias psicodélicas. Neste mesmo campo de estados, encontram-se as alucinações, distorções de percepção sensorial, sinestesia, estados alterados de consciência e, ocasionalmente, estados semelhantes à psicose e ao êxtase religioso.
Nem todos que experimentam drogas psicodélicas (como o LSD e psilocibina têm uma experiência psicodélica e muitos alcançam estados alterados de consciência através de outros meios, como pela meditação, yoga, privação sensorial, etc.
Niveis da Experiencia Psicodelica
Psychedelic Experience FAQ descreve cinco níveis da experiência:
  • Nível 1:
Aumento das capacidades sensitivas (principalmente visuais), tornando as cores mais "brilhantes". Ligeiras anomalias na memória de curto prazo. Mudanças na comunicação entre ambos os lados do cérebro, tornando a música mais expressiva.
  • Nível 2:
Cores realçadas, ligeiras alucinações visuais (ex. objetos se movimentam ), desenhos parecem adquirir terceira dimensão. Pensamentos confusos; considerável aumento das capacidades criativas.
  • Nível 3:
Alucinações visuais claras, tudo parece curvado ou alterado em outros aspectos, caleidoscópios ou imagens fractais vistas nas paredes, paisagens, imagens de pessoas, etc. Alucinações com os olhos fechados se tornam tridimensionais. Há alguma confusão entre os sentidos (ex. o indivíduo começa a "ver os sons como cores"). Distorções na percepção temporal e "momentos eternos". Movimentação corporal se torna extremamente difícil (muito esforço necessário).
  • Nível 4:
Alucinações extremamente fortes (ex. objetos se fundem com outros). Destruição ou divisão múltipla do ego (ex. objetos parecem conversar com o indivíduo, ou este começa a sentir sensações contraditórias simultaneamente). Alguma perda da realidade. O tempo perde seu significado. Experiências extra-corporais. Fusão dos sentidos.
  • Nível 5:
Total perda de conexão visual com a realidade. Os sentidos deixam de funcionar em seu estado normal. Total perda da noção de ego. Sensação de fusão do indivíduo com o espaço, outros objetos, ou universo. A perda da realidade torna-se tão severa que desafia sua expressão verbal. Os primeiros estágios são relativamente fáceis de se explicar em termos de mudanças mensuráveis de consciência e padrões cognitivos. Este nível é diferente porque o universo no qual as coisas são normalmente percebidas deixa de existir.
É chamado de Experiência Mística no âmbito das religiões. Acredita-se que tal sensação tenha influenciado no conceito de Deus mais primordial: na unidade com Deus.

fonte: en.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário